quinta-feira, 14 de abril de 2011

13 Perguntas e respostas sobre Homossexualidade

 1. O que é a homossexualidade? 

É a atração sexual dirigida fundamentalmente para indivíduos do mesmo sexo. 

 2.Quem é considerado homossexual?
Um individuo que sente atração sexual fundamentalmente por pessoas do mesmo sexo é um individuo homossexual. Uma mulher que é sexualmente atraída principalmente por mulheres é chamada Homossexual (Lésbica). Um homem que se sente sexualmente atraído por outros homens é Homossexual (gay).
 3.O que determina a condição sexual de alguém? 
Não é ainda conhecida a causa da homossexualidade ou heterossexualidade. Uma das teorias refere que a condição sexual é determinada na fase pré-natal. Outra teoria defende que esta é determinada depois do nascimento, por factores ambientais. Em qualquer dos casos, a condição sexual é estabelecida numa idade muito precoce.
4.A condição sexual de um individuo pode ser alterada? 
Considerando que a homossexualidade é apenas uma das variações do comportamento sexual, uma pergunta mais correta será : "Os homossexuais devem mudar? E se sim, porque?". Estudos sobre o assunto mostraram que as tentativas para mudar a condição sexual de alguém são mal sucedidas e muitas vezes levam a uma depressão agravada, e ao suicídio. As estatísticas mostram que a maioria dos homossexuais não vêem nenhuma razão para mudar. Muitos, no entanto, referiram que aceitar a sua condição sexual foi um processo difícil devido ao preconceito com que os gays e lésbicas se têm de confrontar. Peritos em Ciências Sociais já começaram a estudar os efeitos do stress que advém deste tipo de preconceito.
                      5.Os homossexuais  são facilmente identificáveis ?
Alguns gays e lésbicas poderão ser para ti facilmente identificáveis mas, contrariamente a crendice popular, a maior parte dos homossexuais não se distinguem das outras pessoas. Não existe um único estilo de vida homossexual. Os homossexuais têm os mais diversos estilos de vida e trabalham em todas as ocupações, vivendo em qualquer parte do pais e mundo. Homossexuais podem ser solteiros ou casais comprometidos; podem ser urbanos, suburbanos ou rurais; negros, latinos, asiáticos e brancos.
6.Que tipo de emprego têm os homossexuais? 
Homossexuais trabalham em todas as ocupações, e fazem parte de uma grande variedade de profissões. Por exemplo, gays e lésbicas fazem parte das Forças Armadas, apesar de existir uma firme posição oficial de discriminação contra eles. Em muitos países não é ilegal discriminar com base na orientação sexual.
7.Os homossexuais estão sujeitos a discriminação ?
  Como muitos outros grupos que são entendidos como "diferentes", os homossexuais estão sujeitos a incompreensão e preconceito. Chamando pelos seus nomes, hostilidade, perseguição, violência física e discriminação no emprego e em casa são algumas das formas como os homossexuais são erradamente tratados.
8.A homossexualidade é uma doença mental? 
Não. Em 1973 a resolução seguinte foi aprovada pelo Conselho de Administração da Associação Psiquiátrica Americana: "A homossexualidade, per se implica que não haja prejuízo em julgamento, estabilidade, segurança ou capacidades sociais ou vocacionais em geral. Mais ainda, exortamos todos os profissionais em saúde mental a que tomem a iniciativa de remover o estigma da doença mental associada a uma condição homossexual."

Em muitas sociedades, a homossexualidade é considerada muito normal. Este era o caso da Antiga Grécia e Roma (ambas durante o seu apogeu e declínio), ocorre em muitas culturas Nativas Americanas (onde homossexuais são influentes lideres tribais e religiosos), e é o de muitas sociedades de hoje em dia, tais como a Holandesa, Dinamarquesa, Sueca e Tailandesa.
9.Os homossexuais são molestadores de crianças? 
A pedofilia, atração sexual por crianças, nunca deve ser confundida com homossexualidade. Muitos estudos têm documentado o fato de que a esmagadora maioria dos molestadores de crianças são homens heterossexuais.
10.Os homossexuais são promíscuos? 
Não necessariamente. Muitas lésbicas e gays são solteiros, e muitos têm relacionamentos de longa data. Num estudo efetuado por Masters e Johnson, as diferenças existentes na promiscuidade sexual eram entre homens e mulheres, independentemente da sua orientação sexual. As mulheres lésbicas e mulheres heterossexuais são mais inclinadas a estar emocionalmente comprometidas antes de chegarem a uma intimidade sexual. Os homens homossexuais e homens heterossexuais, por outro lado, geralmente evidenciam menos envolvimento emocional antes de chegar a intimidade sexual.
11.Os relacionamentos entre adultos e adolescentes do mesmo sexo poderão levar a homossexualidade? 
Não. Este medo das amizades intimas, particularmente entre homens ou rapazes, tem tido efeitos negativos no bem estar mental e no relacionamento destes entre si. Demonstrações de afecto entre homens são habituais em muitas culturas do mundo. é também muito comum expressar-se amor e afeição por membros do mesmo sexo entre homens e mulheres heterossexuais.
12.A homossexualidade é contra a religião? 
Muitas das religiões do mundo não condenam de todo a homossexualidade. Na tradição Judaico-Crista, teólogos e estudiosos da Bíblia continuam a discordar nas seis passagens da Bíblia que tem sido usadas para condenar o comportamento homossexual.
13.Será a AIDS uma doença Gay? 
Não. A SIDA (Sindroma de Imunodeficiência Adquirida) não é uma doença "espalhada" pelos homossexuais. O vírus da SIDA transmite-se pelo contato homossexual e heterossexual desprotegido sem os devidos cuidados do sexo seguro. (A partilha de seringas também o pode transmitir.) Na África, o contato heterossexual desprotegido é a forma mais comum de contrair o vírus. Segundo as últimas informações, as Lésbicas são o setor da sociedade que ocorre o menor risco na infecção do HIV (Vírus de Imunodeficiência Humana), não querendo com isto dizer que estão livres de infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário